A nutrição de leads é o estágio do inbound marketing em que a empresa faz um relacionamento mais próximo com aquela pessoa que fez contato. A partir de dados e do interesse que ela demonstrou, são executados processos que vão demonstrar o real interesse do lead no produto ou serviço e qualificá-lo para a venda.

A automação de marketing é a utilização de ferramentas tecnológicas que possam executar processos no estágio da nutrição. Para cada produto e tipo de cliente, há uma jornada de compra, que pode ser acompanhada por meio de processos automatizados, elevando em escala o poder de a empresa fechar negócios.

O processo de automação começa com estudo do produto, do cliente e da jornada de compras. Qual é a dor do meu cliente? Como meu produto pode ajudá-lo a resolver seus problemas? Quais elementos são importantes para a tomada de decisão do meu cliente?

Contudo, o serviço de nutrição de leads pela equipe de marketing não se resume à automação de processos. São serviços de nutrição de leads:

  • Gestão da base de leads e segmentações
  • Criação de landing pages e pop-ups
  • Criação e envio de e-mails para segmentos
  • Criação dos fluxos automatizados de nutrição
     

Newsletters

O envio de newsletters é uma estratégia de relacionamento com os leads da sua base que pode trazer resultados bastante significativos para o seu negócio. As newsletters fazem com que sua marca esteja presente no dia a dia do seu público-alvo. O envio de notícias relevantes pode fazer com que você se torne referência do seu setor para aquele público.
A construção de newsletters deve sempre prezar pelas boas práticas do jornalismo, observando os critérios de notícia, como relevância, proximidade, atualidade, entre outros. Por mais que seja de um setor específico, o leitor espera isso de uma newsletter.
Além disso, é preciso observar as boas práticas de construção de texto, utilizando-se do copywriting para atrair a atenção dele na caixa de e-mail.
 
Por que é interessante para o seu negócio?
As newsletters podem aproximar a sua marca do seu público-alvo. Por mais que elas não tenham um objetivo de venda direta, fazem parte de uma boa estratégia de marketing, pois você estará oferecendo ao seu público-alvo informações relevantes e demonstrando a sua presença no mercado.
Mesmo dentro de nichos específicos, você pode segmentar a sua base de contatos e fazer o envio de conteúdos mais direcionados de acordo com o estágio do lead no funil.
 
Como a Mix Internet trabalha?

  • Buscamos referências e construímos conteúdo relevante para a sua base de leads.
  • Segmentamos e organizamos a base de leads para o recebimento dos e-mails.
  • Analisamos os resultados para a produção da próxima news.
     

Fluxo de nutrição de leads

O fluxo de nutrição de leads é a construção de processos por onde o seu lead vai percorrer até que ele seja considerado qualificado para ser entregue ao setor de vendas e fechamento. A construção de um fluxo automatizado é um ganho para a empresa, pois o sistema irá agir e reagir aos movimentos do lead, ganhando em escala e fazendo com que o setor comercial entre em contato com pessoas que estão realmente a um passo de fechar negócio.
A construção de um fluxo de nutrição envolve estudo, discussão e muito planejamento, pois é preciso identificar quem é o cliente, quais seus diferentes perfis e, principalmente, qual é a jornada de compra.
A partir desses passos e criados o fluxo, ele pode ser desenhado no sistema de automação para que o cliente seja abordado pela empresa no momento correto da jornada e possa avançar ou não, de acordo com o seu momento. O passo final do fluxo é o envio de uma oportunidade para o setor comercial para que haja o fechamento da venda.
 
Por que é importante para o seu negócio?
O maior ganho é que a construção de um fluxo automatizado de nutrição de leads no inbound marketing vai proporcionar é o aumento do índice de fechamentos por contatos do setor comercial. O vendedor vai receber leads muito mais maduros para contactar.
Um fluxo automatizado de nutrição de leads possibilita também identificar oportunidades e interesses dos leads, abrindo possibilidade de novos relacionamentos ou produtos.
 
Como a Mix Internet trabalha?

  • A partir da identificação do perfil do cliente e da jornada de compra, são construídos quantos fluxos forem necessários para a qualificação do lead.
  • Fazemos a construção e curadoria do conteúdo que será utilizada no processo de nutrição.
  • Analisamos os resultados constantemente e fazemos os ajustes necessários para obter mais resultados.
     

Landing Pages e pop-ups

A construção de landing pages e pop-ups é um momento importante quando se trabalha com inbound marketing. É, na grande maioria das vezes, o momento que o seu visitante se transforma em lead e é preciso ser convincente para que essa conversão seja bem-sucedida.
Uma landing page precisa ser bem construída com o conteúdo específico que o seu visitante está conectado. Não pode ter distrações, deve ter bons CTAs e um formulário adequado àquilo que você está oferecendo. Não é viável pedir muitos detalhes em troca de uma newsletter, por exemplo.
Um pop-up não pode interromper na navegação do seu visitante, mas ele deve ser usado em momentos específicos, de forma a chamar a atenção dele e precisa ser convincente para não ser ignorado.
 
Por que é importante para o seu negócio?
As landing Pages são páginas específicas para o processo de conversão do visitante em lead. Entretanto, é possível construir landing pages e pop-ups ligados a conteúdos de estágios mais avançados do funil do inbound marketing e atribuir valores a elas.
Definir diferentes valores de conversão nas suas landing pages pode impulsionar o caminho percorrido pelo seu lead na jornada de compras e acelerar a qualificação das oportunidades, de modo que conversões mais valiosas possam ser contactadas antes pelo time comercial.
 
Como a Mix Internet trabalha?

  • Definição das ofertas que serão disponibilizadas em cada landing page
  • Construção da landing page e pop-up, com texto, imagens e CTAs
  • Análise periódica das métricas e implementação de melhorias para melhorar resultados.
     

Gestão da base de leads

A gestão da base de leads é uma etapa muito importante no processo de nutrição e automação. É preciso cuidar muito bem de algo tão valioso. É preciso conhecer quem é sua base, realizar as segmentações estratégicas, acompanhar o processo de nutrição.
Acontece, algumas vezes, que um lead não prospera no fluxo de qualificação e pode ficar esquecido na base. Entretanto, a constante observação e automação de processos, ajudam a identificar esses leads, buscando ativá-los em momentos específicos, a fim de transformá-los em oportunidades.
Além disso, um trabalho de gestão da base de leads classifica os leads pelo atual estágio em que eles se encontram. Evita inserir leads já qualificados em fluxos desnecessários e evita o desgaste da imagem do negócio.
 
 
Por que é importante para o seu negócio?
Uma boa gestão da base de leads pode ajudar o seu negócio a reduzir o custo de aquisição do cliente (CAC) e aumentar o seu retorno sobre o investimento (ROI), uma vez que os leads são organizados pelo momento de compra de cada.
Caso alguém tenha entrado na base, mas não esteja pronta para comprar agora, o trabalho não é perdido. Ele pode ser ativado em um momento posterior mais adequado.
 
Como a Mix Internet trabalha?

  • Organização da jornada de compra do cliente e definição dos identificadores de cada etapa
  • Organização das segmentações, fluxos automatizados, tags, etc.
  • Análise dos resultados
     

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